Novo Spin Activ estreia com visual esportivo e opção de sete lugares


O Novo Spin Activ estreia nas concessionárias Chevrolet a partir do início de julho como o mais importante lançamento comercial da marca no ano.

O modelo de proposta aventureira chega  atualizado por fora e por dentro, o que inclui melhorias na parte mecânica. Tudo para adequá-lo às novas demandas do consumidor que busca um veículo multifuncional cheio de estilo, com posição elevada de guiar, mais sofisticado e esportivo.

Em relação a versatilidade, destaque para a segunda fileira de bancos deslizante. Por ser montado sobre trilhos, a peça pode ser movimentada para frente ou para trás, ampliando o espaço para as pernas dos ocupantes ou para carga.

Outra novidade é o lançamento da configuração de sete lugares, denominada Activ7, que assume o posto de versão topo de linha da gama.


Desenho mais atraente 

O Novo Spin Activ começa chamando a atenção pelo design, com evoluções perceptíveis de todos os ângulos e em sintonia com a nova família de crossovers da Chevrolet pelo mundo.

Na parte frontal, o capô ganha maior inclinação, privilegiando também a aerodinâmica. Os faróis mais afilados, com máscara negra e luz de condução diurna em LED ajudam a criar um aspecto tecnológico, em harmonia com os inéditos contornos do para-choque.

Diferentes materiais e acabamentos ajudam a fortalecer a identidade aventureira da versão Activ. Destaque para a moldura em Dark Chrome da nova grade.

Na lateral do Novo Spin há novos elementos estéticos e funcionais nas portas, soleira, para-lamas e rodas com acabamento exclusivo de 16”. O conjunto ressalta a percepção de que o veículo está melhor dimensionado, mais atlético e encorpado.

A traseira foi remodelada de cima até embaixo. O carro agora traz um aerofólio esculpido na parte superior da tampa, que ganhou janela com contornos mais envolventes, nicho central para a fixação da placa e lanternas mais alongadas e bipartidas, como na maioria dos utilitários esportivos.

Já o estepe, antes fixado na parte externa da tampa, foi deslocado para a região do assoalho, sob o porta-malas, melhorando o acesso ao compartimento e a visibilidade traseira.

Tem novidade até no teto: um rack exclusivo em forma de “U”, que pode receber barras transversais para o transporte de pranchas ou bicicletas, por exemplo.

“O Chevrolet Spin sempre mesclou características de vários segmentos para atender consumidores com necessidades diversas. O Novo Spin Activ segue este mesmo princípio, porém agora com estilo mais próximo ao de SUVs urbanos e sem abrir mão de sua maior virtude: o amplo espaço interno”, explica Carlos Zarlenga, presidente da GM Mercosul.

O Novo Spin Activ estreia em seis opções de cores para a carroceria: Preto Ouro Negro, Branca Summit, Prata Switchblade, Cinza Satin Steel e Azul Old Blue Eyes, além do inédito Amarelo Stone.


Trilhos para a segunda fileira de bancos e opção de sete lugares

Se o maior diferencial do Spin Activ frente a concorrentes na mesma faixa de preço vinha sendo o amplo espaço para ocupantes e bagagens, o novo modelo vai além ao acrescentar refinamento, conforto, segurança, conectividade e, principalmente, versatilidade à fórmula.

O carro estreia com a segunda fileira de bancos corrediço. Por ser montado sobre trilhos, a peça pode ser movimentada 50 milímetros para frente ou 60 milímetros para trás no intuito de redistribuir melhor os espaços conforme a necessidade do usuário.

Além dos trilhos, os bancos receberam espumas de diferentes densidades para melhor acomodação e conforto dos passageiros.

Para maior segurança, está sendo acrescentado à linha 2019 pontos de ancoragem para cadeirinhas infantil do tipo Isofix e Top Tether além do quinto apoio de cabeça e cinto de segurança de três pontos no assento central.

Outra novidade é a opção da terceira fileira de bancos para a versão aventureira do Spin, denominada Activ7, em referência ao número máximo de ocupantes que o veículo pode transportar. Os dois assentos extras podem ser rebatidos para ampliar o volume de carga.

“Não existe outro aventureiro com as características de modularidade, eficiência energética e conteúdo do Novo Spin Activ na sua faixa de preço. Apesar deste forte aspecto racional do modelo da Chevrolet, o aspecto emocional será preponderante como decisor de compra a partir desta nova geração”, projeta Carlos Zarlenga.

A Activ7 conviverá com a tradicional configuração de cinco lugares e porta-malas de 710 litros – pode chegar 756 litros com a fileira central de bancos toda avançada, quase o dobro da capacidade ante alguns rivais.


Interior refinado e equipado

O mesmo salto de qualidade promovido na parte externa também se observa na cabine do crossover da Chevrolet, com a aplicação de materiais nobres e soluções tecnológicas de veículos de categoria superior.

O design dos painéis e consoles do Novo Spin Activ trazem maior refinamento e combinam diferentes texturas e cores que se estendem ainda aos revestimentos premium dos assentos com costura pespontada em tom vibrante.

Com maior quantidade de mostradores e novo computador de bordo, o quadro de instrumentos, por exemplo, passa a ser semelhante ao do Chevrolet Tracker. Saídas do ar-condicionado, porta-luvas, moldura da central multimídia e comandos como o dos vidros, travas e retrovisores elétricos foram atualizados pensando também na ergonomia.

A versão Activ sempre se apresentou competitiva em relação a itens de comodidade, oferecendo de série os equipamentos mais valorizados pelo consumidor, como direção com assistência elétrica, controle de velocidade de cruzeiro e sensor de estacionamento traseiro.

O modelo também se sobressai quanto a conectividade, com o multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay além do sistema de telemática avançada OnStar, que agora é capaz de alertar o usuário para o não esquecimento de objetos e pessoas nos bancos traseiros do carro, semelhante ao sistema do Chevrolet Equinox.

A tecnologia exclusiva Chevrolet permite, entre outros serviços, comandar funções do veículo e realizar checagem de sistemas de forma remota, por meio de aplicativo no smartphone.

Na linha 2019, o Novo Spin soma ainda comodidades como a câmera de ré com linhas guias, acionamento automático do limpador de para-brisa, acendimento automático e ajuste de altura dos faróis, além de repetidor de seta nas laterais do veículo.


Dinâmica veicular

Nem todas as alterações promovidas no Novo Spin Activ podem ser notadas a olho nu. O time de projetistas da Chevrolet trabalhou na evolução dinâmica do veículo, visando maior conforto e a otimização da performance sem comprometer a eficiência energética.

Para isso, a arquitetura recebeu tecnologias que elevaram a segurança e melhoram a dirigibilidade, principalmente em condições adversas. A suspensão foi ajustadas para proporcionar uma condução mais suave e prazerosa.

Nota-se uma melhor absorção de impactos e controle do veículo também em situações fora-de-estrada, já que o Spin Activ vem equipado com pneus de uso misto.

O reposicionamento do estepe da tampa do porta-malas para o assoalho e o rearranjo de outras massas contribuíram para uma melhor concentração do peso na parte inferior do veículo, reduzindo o centro de gravidade.

“O Novo Spin Activ foi projetado para satisfazer os asseios do consumidor moderno que busca um automóvel de visual aventureiro, acessível e que combine com o novo estilo de vida dele, tenha presença, espaço e versatilidade. Esta nova identidade mais esportiva e sofisticada do produto precisava estar presente também no comportamento dinâmico”, contextualiza Fabiola Rogano, vice-presidente de engenharia da GM.


Desempenho

O Novo Spin Activ é equipado com motor Flex 1.8 ECO de até 111 cavalos de potência e 17,7 kgfm de torque e transmissão automática de seis marchas. O conjunto motriz também foi refinado na linha 2019 para o funcionamento suave.

A nova calibração deixou as trocas de marcha mais lineares e quase imperceptíveis, aproveitando ao máximo o alto torque do motor.
O Spin Activ7 acelera de 0 a 100 km/h em até 11,3 segundos e de 80 a 120 km/h em até 9,7 segundos, enquanto o consumo urbano é de 10,3 km/l (G) e 7,0 km/l (E) e o consumo rodoviário é de 12,0 km/l (G) e 8,3 km/l (E), de acordo com dados do Inmetro.

Contribui também para esse resultado a sexta marcha e grade ativa do radiador, tecnologia exclusiva da Chevrolet na categoria.

A ampla rede de assistência Chevrolet e baixo custo de manutenção também são marcas registradas do modelo. No caso do Novo Spin Activ, ele estreia com o plano de revisões mais acessível que as dos principais rivais. A garantia é de três anos.

Comentários