Novo Fiat Ducato chega mais moderno e versátil


Líder em seu segmento por quase uma década e considerado um clássico pelo público brasileiro, o Fiat Ducato 2018 chega ao mercado renovado. Está maior e mais moderno, oferecendo conforto, economia, espaço, qualidade e tecnologia. O modelo é  versátil e adequado para satisfazer à demanda de múltiplos perfis de transportadores, comportando volumes maiores com menor custo de manutenção e de operação. O Novo Ducato traz uma gama maior, adequando-se às mais diversas necessidades, seja para transporte de mercadorias, pessoas ou base para transformações.


No total, serão 13 versões, sendo três furgões de carga (mais duas ambulâncias), chamadas de Cargo, quatro opções de passageiros (mais uma com acesso para cadeirante), batizadas de Minibus, duas Multi, ideal para transformações, por exemplo, e a nova versão Chassi, que introduzirá o Ducato no forte segmento de transportes de cargas e implementações diversas. A novidade foi possível devido a uma inovação de projeto, que incorpora chassi mais largo e para-choque traseiro integrado. Entre os tamanhos de carrocerias, há a inédita opção Extra Longo, com 6,35 m de comprimento, disponível nas configurações Minibus e Multi.

O Fiat Ducato 2018 estará disponível a partir de fevereiro em seis cores: Preto, Vermelho, Branco, Prata, Cinza e Azul.


Beleza e funcionalidade

O modelo está bonito. A parte frontal expressa funcionalidade e estilo com suas linhas modernas que evocam as soluções aerodinâmicas dos trens de alta velocidade, apresentando para-brisa amplo, capô menor, para-choque dianteiro grande e que se une às molduras laterais e faróis em uma posição mais alta. O resultado é um conjunto de aparência ousada e elegante. O desenho da lateral com frisos protetores por toda a extensão expressa robustez e, ao mesmo tempo, fluidez nas linhas.


O Fiat Ducato 2018 se tornou também mais prático. O acesso lateral está ainda mais fácil com as soluções adotadas para as portas corrediças. As novas guias de deslizamento na parte superior facilitam o movimento e permitem que a porta corra mais suavemente. Novas maçanetas ergonômicas ainda oferecem uma excelente condição de manuseio e facilitam a abertura com a mão direita ou esquerda.


Os para-choques traseiros integrados nas laterais e com uma plataforma metálica antideslizante, para subir na área de carga, também facilitam o ingresso no veículo. Além disso, as portas traseiras têm frisos na parte inferior para proteção contra choques, permitem abertura de 270° (de série em todas as versões) graças às novas dobradiças e são mais altas, facilitando o embarque de volumes grandes. O piso também está mais baixo (47,4 cm do solo), o que ajuda na acessibilidade ao vão e torna as operações de carga e descarga mais fáceis e seguras.


Com todas as dimensões ampliadas, o modelo conta com mais espaço para o motorista, passageiros e carga.  A nova geração do Ducato também traz economia na manutenção. As estruturas da carroceria, das longarinas e as laterais são modulares e permitem uso amplo dos componentes nas diferentes versões, reduzindo custos de reposição das peças e facilitando a substituição. Com uma plataforma nova, segura, robusta e racional, a rigidez torcional e flexional da carroceria aumentou, mantendo na parte frontal a deformidade programada para absorver a energia em caso de colisão e proteger o habitáculo, além de reduzir ao máximo as peças a serem substituídas em pequenas batidas, diminuindo assim os custos de reparação.


Nais bem estar para trabalhar

As novas medidas também garantiram conforto na cabine, A cabine foi projetada para ser acolhedora e traz espaço para pessoas e objetos, maior visibilidade e mais funcionalidade.

Para incorporar essas características, as principais mudanças ocorreram no comprimento da cabine, que é maior e tem muito espaço útil, nas características do banco do motorista em relação à altura do solo, distância em relação ao teto e maior inclinação do encosto de cabeça e na inclinação do volante, obtida graças a uma angulação diferente da coluna de direção. Outro destaque é a visão da cabine, que passou a ser mais ampla para a frente, para os lados e para trás, em função do grande para-brisas, da posição de dirigir, do novo desenho da janela lateral, do novo montante de portas e das grandes dimensões dos retrovisores. Além disso, o Fiat Ducato 2018 conta com sistema de câmera de ré.


Evoluções em todos aspectos

O conjunto mecânico do Novo Ducato também recebeu importantes novidades. O câmbio ganhou a sexta marcha para aproveitar ainda mais as características do propulsor 2.3 turbodiesel, que também evoluiu e está mais forte e eficiente. Chamado oficialmente de F1A e produzido pela FPT Industrial em Sete Lagoas (MG), ele ganhou 3 cv de potência e 0,5 kgfm de torque, desenvolvendo agora 130 cv a 3.600 rpm e 32,7 kgfm a 1.800 giros. Com a nova transmissão, o regime de motor é melhor ajustado para ruas e estradas, o veículo se torna mais fácil e agradável de dirigir, consome menos e, consequentemente, tem emissões mais baixas.


Alto nível de equipamentos

Quando se trata de um veículo comercial, outro ponto importante é a suspensão, determinante para comportar as cargas máximas admitidas por eixo, obter altura do solo ajustada para a plataforma de cargas, limitar o desgaste dos pneus e proporcionar mais estabilidade e conforto. Assim, a suspensão dianteira do Fiat Ducato 2018 conta com rodas independentes e travessa completamente nova presa à carroceria. A traseira recebeu molas fixadas à carroceria e tem eixo rígido e molas longitudinais calibradas de acordo com cada versão e seu tipo de uso característico. O profundo estudo para adequar a suspensão do veículo às condições de piso brasileiras também proporcionou redução de 30% no desgaste dos pneus, impactando positivamente no custo de manutenção do veículo. Além disso, os controles eletrônicos de tração e de estabilidade (ESC) elevam ainda mais a economia nesse sentido, priorizando a segurança ativa.


O Novo Ducato vem com freios a disco nas quatro rodas com ABS e air bags para motorista e passageiros no banco biposto. Há também o Hill Holder, assistente para partida em rampas que impede o carro de se deslocar nas saídas em trechos íngremes, evitando colisões, e atua em manobras de estacionamento em subidas ou descidas.

Fotos Fiat/Divulgação

Comentários