Manutenção dos pneus influencia gasto com combustível


Só este ano o preço do combustível já subiu oito vezes, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Para não pesar tanto no bolso dos motoristas, medidas como reparos e manutenções preventivas nos pneus dos veículos podem ajudar a reduzir o consumo de combustível. Isso ocorre porque, como em qualquer meio de transporte, é necessária uma força. No caso dos automotivos, esta força vem do funcionamento do motor alimentado por gasolina, etanol, gás e até mesmo eletricidade.

O que muita gente não sabe é que nem sempre é possível aproveitar toda a energia do combustível, já que existem forças que impendem que o veículo se desloque livremente, como por exemplo, a gravidade, a inércias e as forças aerodinâmicas. Estas forças não são possíveis de controlar, mas há um tipo de resistência que pode reduzi-la: a resistência da rodagem.

— Este tipo de força pode consumir até 33% do consumo do combustível do automóvel e é oriunda das características e facilidade de deformação dos pneus, que por serem feitos a partir de um material visco elástico, se degradam facilmente ao rodarem nas superfícies de estradas, além de demorarem a voltar ao normal. Em muitos casos, essa deformação é permanente — explana o diretor administrativo da Junsoft Sistemas, Edilson Backes.

Confira procedimentos que podem tornar seu veículo mais eficiente, seguro e econômico:

Calibragem
Quando um pneu está vazio há mais atrito com o pavimento. Isso faz com que o motor aplique mais força para deslocar o carro, logo, utilizando mais combustível. Por outro lado, caso o pneu esteja cheio demais, haverá maior desgaste, aumentando a resistência à rodagem e a taxa de energia gasta de forma desnecessária.

Ressulcagem
É o processo no qual os sulcos originais dos pneus são mais aprofundados, permitindo o aumento da vida útil do pneu enquanto a resistência ao rolamento ainda é baixa.

Rodízio
Além de ser uma medida preventiva de segurança, o revezamento dos pneus ajuda a reduzir o consumo de combustível. A troca da posição dos pneus de um carro, a deformação do pneu se mantém uniforme em todos eles, evitando que apenas um ou dois pneus sejam muito deformados, e, principalmente diminuindo a resistência à rodagem.

Alinhamento
Quando o veículo está desalinhado, ou seja, com uma das rodas tortas em relação a outra, o motor aplicará mais força para que o automóvel se locomova, acarretando em um maior consumo de combustível. Alinhar o carro é uma boa forma de economizar gasolina e prevenir acidentes.

Balanceamento
Este é o processo que equilibra o conjunto de pneus através da aplicação de pesos nos aros das rodas para que todas estejam balanceadas. Esta manutenção evita que o carro trepide e oscile durante a condução. Um carro não balanceado é um carro que terá os pneus deformados mais velozmente.

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