Competição com veículos Baja no Rio Grande do Sul


Estudantes de engenharia de Santa Catarina, Paraná, e Rio Grande do Sul irão disputar, de sexta a domingo, a 15ª Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sul, que será realizada na Universidade de Passo Fundo (RS).

Estão inscritos na competição cerca de 400 estudantes, que colocarão à prova veículos denominados Baja SAE, projetados e construídos sob a supervisão de professores, dentro de suas respectivas instituições de ensino.

A programação começa com as inspeções estáticas de segurança. No dia seguinte, as equipes farão apresentações orais dos projetos e os carros enfrentarão as inspeções dinâmicas de segurança, que envolvem dirigibilidade e frenagem, além de provas dinâmicas, que testam suspensão, capacidade de tração, aceleração e dirigibilidade. Para o último dia, está prevista a prova mais esperada, o enduro de resistência, com duas horas de duração.

Como as demais competições regionais da SAE BRASIL, a Etapa Sul é preparatória para a Competição Baja SAE BRASIL, que é realizada anualmente no primeiro semestre do ano no Interior de São Paulo, com a participação equipes de todas as regiões do Brasil.


Como é um Baja

Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,9 m de altura e com até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.


Comentários