Foguetinho francês: Peugeot 208 GT


Cada um sabe como conquistar seu público, e o 208 GT não faz diferente. O Hot Hatch da Peugeot é brabo, divertido, atraente e encara de frente seus adversários esportivos

Quando o assunto é potência e aerodinâmica, algumas máquinas já vêm em mente. Dessa vez o 208 GT é o protagonista de experiências e montamos um comparativo entre os outros carros do mesmo segmento. O páreo é duro, mas o Peugeot de destaca em quesitos importantes quanto a sua proposta.
Tivemos a oportunidade de avaliar o “foguetinho”, apelidamos assim devido sua aceleração aliada ao peso. Discreto, mas não imperceptível o Hot Hatch mostra alguns detalhes externos característicos: a grade com pontos saltados em vermelho, emblema GT nas laterais, aerofólio traseiro na cor preta, assim como os retrovisores, uma ponteira dupla de escapamento, e rodas 17’ bicolor com pneus de perfil baixo.

Ao entrar no carro, de “cara” algo chama muita atenção, o volante pequeno revestido em couro com costuras vermelhas e visual inspirado no automobilismo. E o acessório nos faz ter o carro nas mãos trazendo prazer e segurança. A composição em preto e detalhes vermelhos marca a principal característica do hatch.




O motor THP 1.6 Turbo com câmbio manual que reforça ainda mais a esportividade dá respostas rápidas e a sexta marcha em BR é fundamental para deixar o carro mais solto e economizar combustível. – Sua tração é impressionante, aclives e ultrapassagens não são desafios. Toda essa combinação produz diversão para quem procura um automóvel assim. É impossível não curtir o ronco do motor.

Para elevar o conforto do motorista, o 208 GT vem com pacote multimídia touch completo, mais GPS, ar condicionado digital de dupla zona, controle de tração e suspensão que o fazem agarrar no chão, Hill Assist (mecanismo que deixa o carro parado sem acionamento do freio por 4 segundos), teto panorâmico, sensores de estacionamento, luz e chuva.



O preço é alto, passa dos 80 mil, mas a sensação de dirigir todo dia esse "carrinho" invocado é demais. Podemos lembrar dos bons e velhos Gol GTI, Kadett GSI e Escort XR3 que atraíram e ainda fazem muitos suspirarem por eles.

Confira a seleção de alguns adversários e pontos específicos para um comparativo Hot Hatch.



Fotos: Leonardo Gomes e Peugeot/Divulgação
Arte: Leonardo Gomes sobre fotos de Divulgação

Comentários